Top 10 - Melhores Aberturas Dubladas (em português, óbvio) de Animes

Nostalgia. Este sentimento irá fluir através de seu corpo e atingir um nível absurdo caso você tenha desfrutado da infância pela TV dos anos 90. Muitos programas ficaram marcados desta época, mas os principais tinham algo que o tornavam diferentes, algo que fazia você sair correndo pela casa cantando e soltando raios de energia da mão.

As músicas de abertura dos animes sempre foram um espetáculo a parte, e numa época em que os telespectadores não eram tão chatos exigentes, os estúdios de dublagem aproveitavam a deixa e criavam músicas emocionantes e únicas, capazes de grudar na mente e hipnotizar as crianças em frente à TV.

Sendo assim, devo apresentar...

Top 10 - Melhores aberturas dubladas (em português, óbvio) de animes.
Versão Brasileira: So Sorry.

Limitações: Apenas uma música por anime.
Décima Posição




Cópia de Pokémon? Digimon surgiu desta forma, mas com uma trama bem mais profunda conseguiu seus próprios fãs.
Obviamente, nem tudo são flores e com isso falo sobre as aberturas dubladas da primeira e segunda temporadas, e daí, quando tudo parecia perdido, os dois primeiros animes (que são ótimos) terminaram e veio o terceiro (que é bem ruim) e com ele, uma grande surpresa, e esta surpresa está logo ali no vídeo.
No primeiro digimon ruim, a primeira abertura dublada realmente boa. Parabéns por essa Herbert Richers!


Nona Posição


"Dare Mo Shiranai Chizu De" foi a única abertura deste anime (Bucky, ou Jibaku-kun para os mais íntimos) que foi exibido no Brasil pela Band e posteriormente pela rede 21. A letra fala sobre como o "eu lírico" seguirá em frente, mesmo que haja problemas e desafios no caminho, sem medo, enfrentando tudo e todos e não tem grandes problemas com exceção de um "plano misterioso" que sinceramente não sei de onde saiu. O ritmo da música não é nada de muito especial, mas a vocalista dá um tom interessante à melodia, a voz grave dela combina bem com o clima "escuro" que o anime tem, ao menos em minha mente, pois talvez esse clima seja provocado pela baixa qualidade da imagem daquela época.
O estúdio Dublavídeo de São Paulo fez um bom trabalho aqui, assim como em outras aberturas em que trabalhou, dos quatro animes que me lembro deste estúdio, todos tem ótimas aberturas. Acho que ainda o veremos neste Top.

Oitava Posição


Temos um "problema" aqui, a abertura é muito melhor que o anime.
Ragnarok, é o mais novo (iniciado em 2004) e pior anime desta lista, mas a abertura é bastante "shonen", com um ritmo bom e contagiante, emoção no vocal e flechas de luz. O vídeo traz uma bela mistura de cenas, desde personagens em ambientes calmos e familiares, até cenas dinâmicas mostrando grandes lutas, e tudo isso acompanhando até que bem o ritmo da música. 
Versão Brasileira: Álamo

Sétima Posição


A mais óbvia cópia de Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco) que chegou aqui no Brasil não ganharia um espaço no Top melhores animes também, mas se o assunto for a abertura nacional, as coisas mudam, mais uma vez a Dublavídeo aparece aqui e dessa vez com aquela que posso chamar de "melhor voz" das aberturas dubladas de animes, essa mulher canta demais!
O vídeo não traz nada demais, movimento tão rígidos quanto os do próprio anime e demonstrações de poder para deixar claro que se vocês vão assistir, é pra ver luta.
Alguns podem dizer que a letra não é lá essas coisas, que não era necessário soletrar o nome do anime no início, mas ela tem uma voz tão potente e que transmite tanta emoção que seria impossível tirá-la da lista.

Sexta Posição


Um dos três animes que mais marcaram a infância nos anos 90 finalmente apareceu. Pokémon é um marco na história de muitas pessoas e uma parte disso é por esta (muito bem feita) abertura. Pokémon foi dublado por uma infinidade de estúdios que foram sendo trocados em meio a polêmicas (BKS), por falência (Parisi) ou outros motivos obscuros. A frase "temos que pegar" foi quase que imortalizada, fazendo disso uma marca do anime, de modo que sempre que se ouvia tal frase era impossível não começar a cantar inconscientemente esta abertura. O ritmo é muito bom, a letra básica transmite justamente o que o anime é, básico e emocionante. Não há pontos negativos nesta abertura, mas ela não é fantástica em nenhum ponto.
Não sei exatamente quem foi o responsável pela primeira versão, mas me lembro com carinho da voz de Janaína Bianchi na melhor versão desta música.

Quinta Posição


El Hazard surge por aqui como a primeira abertura mais "romântica" deste Top, e já no Top 5. Com um bom trabalho vocal, um ritmo calmo, mas bem trabalhado e uma letra muito boa, mantém a boa qualidade que o estúdio Dublavídeo vem mostrando até aqui (sim, novamente eles).

Quarta Posição


Ah... o amor! O Trecho mais romântico deste Top não podia passar sem esta bela abertura de Tenchi Muyo (Tenchi in Universe). Quem era um telespectador ativo do band kids jamais conseguiu passar um dia inteiro sem cantar esta melodia. Um belo trabalho do estúdio Herbert Richer, um estúdio que pelo que andei vendo ou faz aberturas ótimas, ou horríveis (sim, olhei para vocês, Digimon 01 e 02)

"A vida é tão curta... e tão confusa..." ops.. quis dizer
Terceira Posição


Cha-la Head Cha-la é um verdadeiro clássico das aberturas brasileiras. A emoção transmitida pelo vocalista faz com a emoção da batalha entre Goku e Freeza aumente em 120% antes de explodir (com trocadilhos). Falando em emoção, este é o verdadeiro trunfo desta abertura, que faz a maior parte das demais aberturas dubladas se encolherem, sem graça por existir. Embora o ritmo também seja muito bom, a letra tem um pequeno problema com LSN (letra sem nexo), nada que cause muitos problemas.
Dragon Ball Z é mais um daqueles "três animes" que mais marcaram a infância dos anos 90.
A álamo fez um ótimo trabalho nesta versão de Dragon Ball que ficou conhecida por suas batalhas lendárias, por acompanhar o almoço de milhões de crianças brasileiras e por criar a discussão: O que realmente significa "Cha-la Head Cha-la"?

Segunda Posição




Eu fico louco com uma abertura deste calibre. Yu Yu Hakusho não é apenas o melhor anime deste Top (na minha humilde opinião, claro) mas traz também uma das duas melhores aberturas dubladas. Para quem conhece a "Hohoemi no Bakudan" original, pode achar estranho vê-la ser interpretada por um homem na versão nacional, mas em momento algum pode dizer que ficou ruim.
Yu Yu foi muito bem dublado (com diversas piadas adaptadas inclusive) pelo estúdio Audionews, e posteriormente pelo Playarte.
A letra fala sobre superação, e com ela a música se superou alcançando o segundo lugar.


Até merecia o primeiro mas...
Primeira Posição




E a melhor abertura dublada de animes é... Pegasus Fantasy. Shonen + Edu Falaschi + Emoção a flor da pele = TOP MASTER.
Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco) é mais um exemplo que teve mais de um estúdio na dublagem, iniciando pelo lendário Gota Mágica, e tendo uma segunda versão, feita pela Alamo. Ambas fizeram um bom trabalho e têm seus méritos.
O terceiro dos três animes que mais marcaram a infância não podia ficar de fora, ainda mais com um trunfo destes como abertura... dá até vontade de assistir novamente, né?!

Comentários

  1. Detalhe nos estúdios presentes no Top:

    Dublavídeo = 3
    Herbert Richer = 2
    Alamo = 2
    AudioNews = 1
    Gota Mágica = 1
    MasterSound(primeira temporada de pokémon) = 1

    ResponderExcluir
  2. Bela seleção! Aberturas lendárias para animes lendários, com exceção de Ragnarok.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas