Eleições (SP)

Ninguém se importa com política. As pessoas votam que nem a cara delas e depois reclamam da situação do país.
Tentando ter uma consciência política mais apurada, fui atrás de pesquisar candidatos e de analisar como as coisas são feitas e aqui eu posto hoje alguma opiniões e fatos, talvez isso ajude vocês a mudarem seus votos, a manterem seus votos, ou a se tornarem eremitas no tibet. Quem sabe?

Mais importante: tirem suas próprias conclusões, pesquisem e fiquem atentos, informação há de monte, saibam decidir o que é melhor para você e para a cidade.

Pesquisa Eleitoral: acredito que não deveria vir a público. Essas pesquisas apenas influenciam as pessoas ignorantes (e muitos somos ignorantes quando o assunto é política) a votarem no que já está ganhando, para que acabe logo as propagandas políticas e eu possa ver a novela em paz. Manipulação de voto? Uma possibilidade.

TV: parte do motivo pelo qual nada muda, nunca, é porque na TV e nos horários políticos, os candidatos que já estão no poder tem mais tempo para expor suas propostas. Se fosse algo mais justo, com tempo igual para todos, as coisas poderiam ficar melhor para o povo, mas, quem liga pro povo?

Povo: o povo vota, as coisas vão mal e eles continuam votando nos mesmos, não mudam. Ouço desculpas como: "ia votar em fulano, mas ele não vai ganhar mesmo". Porr*! Não vai ganhar porque você não vota, fica votando de acordo com pesquisa eleitoral! Os "pequenos candidatos" perdem votos e deixam de ganhar por este motivo muitas vezes.

[EDIT]

Nulo: Muita gente acredita que com 50% + 1 votos nulos a eleição é cancelada e etc. Desculpe desapontá-los, isso é mentira. 50% + 1 de votos inválidos cancela uma eleição e para haver voto inválido tem uma série de coisas a levar em conta, se não me engano tem que haver crime eleitoral comprovado no local da votação ou algo do tipo, ou seja, é praticamente impossível. Claro que 100% de votos nulo/branco deve anular a eleição, mas aí até os candidatos tem que votar assim. O negócio é parar de votar nos mesmos de sempre e pesquisar antes de qualquer coisa.

[/EDIT]

Candidatos: Para quem tem preguiça, segue um quadro resumo, para mais detalhes, leia o texto abaixo, pode valer a pena, para mais detalhes ainda, pesquise! Os candidatos tem sites e é possível achar os podres deles no google facilmente.


obs:. Alianças políticas são feitas com base em "favores", posições políticas ou dinheiro, logo... são importantes para avaliar um candidato, elas irão influenciar no modo como o candidato irá administrar a cidade.



Grupo "mais do mesmo":

  • Haddad (PT):
    • Positivo: boas propostas para o transporte com o bilhete único mensal a ampliação dos céus na educação e a criação de centros esportivos para o lazer e cultura (ajuda também a combater as drogas).
    • Negativo: Aliança com o Maluf, a saída conturbada de Erundina e o não apoio de Marta no início da campanha. Além de ser PT, partido que ao tomar o poder foi contra o que dizia que ia fazer, perdendo muitos de seus seguidores, além de ser o "partido do mensalão". Foi péssimo no debate, não soube se defender dos ataques adversários e não apresentou soluções.
  • Serra (PSDB):
    • Positivo: Projetos para a saúde com as AMAs, além de não fazer promessas a toa. Um candidato experiente.
    • Negativo: Já temos anos e anos de PSDB e as coisas não estão bem (educação, segurança, transporte...), não imagino que manter vá resolver algo. É do partido das privatizações, o que parece que não tem dado qualidade às obras do governo além do PSDB ser o partido com mais fichas sujas. Ficou na defensiva e ataque durante o debate, não apresentou nada novo.
Grupo "mudança":
  • Chalita (PMDB):
    • Positivo: Fala bem, propostas muito boas para a educação, com escolas de tempo integral, escolas da família e criação de mais creches. Propostas maduras para a saúde do idoso, da mulher... só não encontrei nada relacionado à segurança. Por ser o melhor candidato no quesito "fala", se deu muito bem no debate.
    • Negativo: É do PMDB, um partido que, venhamos e convenhamos, está no poder há tempos e eu fico com um pé atrás. Os grandes deste partido são realmente grandes, como Sarney e Renan Calheiros.
  • Soninha (PPS): 
    • Positivo: Vem com ideias de transparência, sinceridade e mudanças. Tem boas propostas para melhorar a iluminação pública e investir na guarda civil metropolitana (segurança), educação e saúde (treinamentos, bonificações, investimento) e transporte (tecnologia e melhor planejamento de viagens). Apresentou suas propostas no debate e atacou bem os candidatos sem ser atacada.
    • Negativo: A parte dela apoiar a liberação da maconha ainda pesa um pouco contra ela pois muita gente é contra. Não traz nenhuma proposta chamativa ao povo, o que deixa-a meio apagada.
  • Celso Russomano (PDT): 
    • Positivo: Proposta sobre a segurança, com o investimento pesado na guarda civil metropolitana, educação com plano de carreira para os professores e leva a bandeira da defesa do consumidor que conseguiu erguer durante esses anos. Se livrou bem dos ataques no debate.
    • Negativo: Seu partido é ligado à IURD (umas das igrejas mais acusadas de falcatruas e problemas com a justiça, sócios milionários ao custo dos fiéis e afins) e agora ainda é apoiado pela Renascer (outra).
  • Carlos Giannazi (PSOL):
    • Positivo: Propostas de investimento pesado em educação, algo em torno de 31% da arrecadação municipal e defender o investimento de 10% do PIB em educação. Construção de uma UBS para cada dez mil habitantes, mudar a política de segurança, para algo mais ativo e menos violento, não tem "dívidas" políticas com nenhuma empresa, igreja nem nada. Apresentou-se bem no debate, soube responder às perguntas de forma correta e atacar os grandes.
    • Negativo: Propostas pouco prováveis de serem alcançadas, de grande dificuldade, necessitaria de um apoio político forte, o que não há.
Grupo "figuras":
  • Levy Fidelix (PRTB): O que falar? O cara é uma figura. Boas propostas para o transporte como diminuir o preço das passagens para R$2, comprando combustível direto da Petrobrás (hoje, é comprado de outra empresa, pagando impostos altos e tudo o mais). E insiste na criação de um banco para gerir o dinheiro público e sair da crise, algo perigoso e que provavelmente não terá aval do governo federal e do banco central para ser feito.
  • Ey-Ey-Eymael (PSDC): Não apresenta grandes propostas, sequer é convidado aos debates ao que posso perceber. Se ganhasse, nem ele iria acreditar.
  • Paulinho da Força (PDC): Pouco a dizer, só que ele foi condenado por usar ilicitamente verbas públicas. Mas não foi cassado por ordem do juiz, ou algo parecido.
Grupo "medo":
  • Anaí Caproni (PCO) e Ana Luisa (PSTU): Candidatas dos partidos de extrema esquerda. Difícil avaliar pois não tem espaço na TV, rádio, ou sequer na internet. Criticam as falcatruas e joguinhos políticos feitos pelos "grandes" partidos.
  • Miguel Manso (PPL): Propõe foco total no capital nacional, com ampliação do mercado interno, saúde e educação gratuita e de qualidade. Não imagino como ele faria isso, talvez ele também não, não encontrei nada no site esclarecendo.

Comentários

  1. Bom bruno, vamos ser sinceros, esse negocio do Haddad ser do Patido do Pt, não é negativo, porque a pessoa não vota no partido, e sim na pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius: Você não vota só no candidato, isso é ilusão, você vota no "candidato + partido + aliados".
      O candidato só está lá por causa do partido e o partido terá grande influência nas decisões dele. Os aliados só apoiam pois tem interesse no fato do candidato se eleger, logo, de alguma forma ele também terá influência no governo.

      Excluir
  2. Gostei muito... vou repensar meu voto...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Bastante informações que eu queria, mas estava com preguiça de buscar.

    ResponderExcluir
  4. Coloquei uma estrofe sobre voto nulo também. Agradecimentos ao Abdalla que disse que ia votar nulo e me lembrou disso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas