Corinthians Para Ricos
Esta quinta-feira, dia 24 de janeiro saiu um levantamento das maiores receitas dentre times de futebol. E para a surpresa de alguns, um time brasileiro figurava bem próximo aos Europeus do Top 30, sendo o clube com maior receita fora da Europa, e este era o paulista e atual campeão do mundo, Corinthians.
Antes que alguns seres sem cérebro ou fanáticos venham encher o saco, é bom deixar claro que nossa equipe é formada por dois palmeirenses e dois são paulinos. Ou seja, não estamos aqui para exaltar nosso time ou rebaixar os demais, mas para pensar um pouco sobre o que de tão certo esse time fez para chegar a ter uma receita deste nível.
Claro que os campeonatos que ganhou e os patrocínios ajudam bastante, mas tais conquistas chegaram através de um planejamento de anos e de um PESADO investimento em marketing.
Não seria exagero dizer que o Corinthians tem o maior marketing do futebol brasileiro. Lojas oficiais, sócio torcedor, contratações feitas e pagas com puro marketing (como foi o caso do Ronaldo, em fim de carreira), isso foi injetando dinheiro no clube e aumentando gradativamente o valor do nome da instituição e a receita conseguida ano após ano, e tais ações ainda foram impulsionadas pela economia que segue em crescimento em nosso país, aumentando assim a circulação de dinheiro e o poder de compra dos torcedores.
Hoje, nas demais equipes paulistas, é possível ver algumas lojas do São Paulo, mas sem tanto apelo e uma migração do Santos para trazer os jogos para a capital, onde há estádios maiores e maior público, mas o marketing continua fraco ou totalmente direcionado a um único craque (lê-se Neymar).
Acredito que passou da hora dos clubes brasileiros começarem a pensar em aumentar suas receitas e começarem a ter um bom lucro, para assim, quem sabe fazer algo que nem o Corinthians com sua receita "européia" consegue fazer ainda... pagas suas dívidas.
p.s. Para aqueles que falarem em estádio pago pelo governo (pelo povo), esqueça. Estamos falando apenas de receita, não de lucro. Claro que após o término do estádio, por ter um estádio próprio a receita do clube tende a aumentar, mas esse efeito ainda não está em ação.
O Corinthians conseguiu ser grande, demorou para o Mundo conhecer, mas agora, o planeta sabe da existência e grandeza do Corinthians...
ResponderExcluirÓtimo Post, o mais engraçado é ver um Palmerense reconhecendo a grandeza que o Corinthians adquiriu, mas está certo, não adianta usar a paixão para escrever sobre futebol, ou você entende e comenta o que realmente acontece, ou se deixa levar pela paixão pelo seu time e critica o time rival, no seu caso Overheaf, isso já era esperado, é Geminiano e bem sensato! Está no nome! xD