First-Person Shooter

2011 está acabando e eu venho aqui falar sobre um estilo de jogo eletrônico que dominou as rodinhas de conversas: o FPS.

Não há como citar FPS sem citar aquele que é considerado o pai do estilo: Doom.
É tão simples explodir um monstro alienígena.
Este game não foi o primeiro do estilo, mas trouxe um estilo de jogo que rapidamente se consagrou a ponto de qualquer outro jogo da época no mesmo estilo ser chamado de cópia barata de Doom. Não contente em trilhar o caminho do estilo, os produtores da "id Software" ainda tiveram a pachorra de permitir a criação de expansões pelos jogadores o que gerou diversos outros jogos, como Ultimate Doom e o mais que lendário Final Doom.
A tecnologia avança e os jogos não podem ficar para trás. Os deuses do FPS resolveram que era hora de fazer outro milagre, para isso ele criou uma empresa que fabricaria milagres e assim a Valve criou Half-Life, mais um grande marco na história. O jogo em si foi marcante, mas uma modificação dele foi absurdamente superior, Counter Strike.
A diversão deste jogo atinge níveis alarmantes.
Este jogo se tornou rapidamente o maior sucesso em qualquer lan house, rede, computador, roda de amigos, escola, banheiro, sistema planetário ou reuniões de condomínio. Tudo o que se falava era sobre qual arma era melhor, se era mais legal ser terrorista ou contra-terrorista, e se aquele seu amigo que o humilhou na jogada anterior queria morrer de uma vez ou lentamente. Com diversos cenários, um estilo simples de jogo e muita estratégia este jogo se tornou popular de tal forma que mesmo hoje, quase 10 anos após a versão 1.6 ser lançada, um site publicou que este foi, neste site, o jogo mais baixado do ano.
Atualmente um jogo se destaca quando o assunto é FPS: Call of Duty - Modern Warfare. Com um começo fraco em relação ao que é hoje, este jogo sofreu um reformulação e chegou com força total em sua quarta versão.
A Activision fez um esquema no qual é possível cada jogo ter dois anos de produção e ainda assim ter um lançamento por ano. Em anos pares uma equipe lança seu jogo, como Call of Duty, enquanto em anos impares outra equipe lança o jogo com o subtítulo Modern Warfare, e com esta receita de bolo a série se tornou a franquia mais rentável da história dos games, ultrapassando GTA.

Simplesmente fantástico!
E o futuro nos reserva ainda mais emoções, com Call of Duty e Counter Strike tendo um novo jogo ainda em 2012, e a produção de Doom 4 tendo sido anunciada. E você, o que acha do estilo? O que acha dos jogos? Carreguem suas armas e atirem suas opiniões.

Comentários

  1. O único FPS que eu joguei e terminei foi Call of Duty 4: Modern Warfare. Gostei bastante, mas FPS não me chama atenção.

    ResponderExcluir
  2. Incrível! Doom é o clássico dos clássicos em FPS, jogava direto. CS é um mito e os atuais CoD mostraram que o estilo ainda pode evoluir.

    Rody: Não jogou Doom? Nenhum? Como pôde?

    ResponderExcluir
  3. Já disse, FPS não me atraem. Jogar COD 4 foi algo totalmente inesperado.

    ResponderExcluir
  4. Counter Strike foi um clássico que marcou a infância da nossa geração. Jogo até hoje e jogarei com certeza esse novo que será lançado.
    Quanto ao Call of Duty, também é fantástico! A história é muito boa no Single Player e ele oferece uma boa experiência no Multiplayer, mas nada se compara ao lendário CS...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas