A Queda da Infância

Hoje as crianças estão cada dia "evoluindo" mais rápido, até rápido demais. Com 7~8 anos já falam de sexo de maneira esdrúxula e eu pergunto, isso é por uma evolução natural ou é pelo que a TV e a música que se ouve hoje em dia diz? Hoje, essas crianças ridiculamente evoluídas assistem novelas "de gente grande" e ouvem funk, mas cadê aqueles programas educativos ou simplesmente divertidos de outrora?

Ótimo Exemplo de Programa Educativo

Eu tenho saudades da televisão da minha época de infância. Aquele tempo bom em que os programas infantis tinham qualidade. Um dia desses fui ver o que tem de novo na TV Aberta Brasileira para nossas pobres crianças e tive um susto com tamanha falta de qualidade de programação, onde foram parar os bons programas? Será que é algum tipo de conspiração para que as crianças passem menos tempo na TV?
O conteúdo educativo, emocionante e engraçado foi substituído por desenhos bem desenhados de heróis sem carisma, ou séries infantis que mostram no pior estilo Teletubbies como viver sendo uma pessoa com problemas psicológicos, ou até séries com personagens "perfeitos" que tem tudo o que querem na hora que querem, e assim nossas crianças seguem sem nenhuma ajuda em sua busca natural por aprendizado, afinal, os pais ensinam algo (quando ensinam) e a TV ensina outra coisa.

Meu Professor de Ciências
Só para lembrá-los do que estou falando, eu aprendi ciências na TV, com o melhor professor que poderia ter e os programas educativos também ensinavam-nos habilidades manuais, cultura, companheirismo e muitas outras coisas que fizeram com que as crianças se desenvolvessem melhor e que sustentavam o aprendizado que minha mãe procurava me dar.
Os desenhos para crianças menores mostravam situações que poderiam ser reproduzidas na vida real, e ensinavam a respeitar os mais velhos, ouvir o que os mais sábios dizem, não confiar em pessoas estranhas, coisas que hoje são ignoradas pelo lado de dentro da telinha.
Os desenhos para quem já era mais grandinho, traziam aventuras emocionantes, relacionamentos entre os seres vivos, mas sempre focando em bons sentimentos como os mostrados em Digimon (coragem, amizade, amor, sabedoria, sinceridade, confiança e esperança).
E a programação direcionada a adultos (que as crianças acabam assistindo por tabela), como novelas "de gente grande", programas de auditório, e outros programas do tipo, mostravam as coisas de modo interessante, sem abusar tanto da exploração do corpo humano (antes das 22h pelo menos), mostrando mulheres peitudas quase sem roupa ou caras sarados sem camisa a cada cinco minutos para prender a audiência burra.

Foco em bons sentimentos também é importante
Hoje, poucos programas ainda seguem uma linha com mais qualidade de enredo, para se ter uma ideia mais da metade dos programas deste tipo que estão em exibição são programas antigos sendo reprisados. Antigamente nós falavam mal quando surgia um programa ruim, hoje comemoramos quando encontramos um único programa bom.

Quando o descaso com a programação infantil terminará? Eu pretendo me precaver e comprar para meu futuro filho as temporadas de Beakman, Digimon, X Tudo, Caverna do Dragão, Sakura Card Captors, dentre muitas outras, e garantir que as pessoas de casa não irão assistir as novelas e programas sensacionalistas dessa TV aberta de hoje em dia, afinal, se hoje estamos neste situação, imagine daqui a alguns anos.

Comentários

  1. Eu também planejo comprar os DVDs desses programas antigos. pois os programas de hoje são bem ruins e duvido muito que a situação melhorará.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. A programação tá muito ruim mesmo. Eu praticamente não assisto tv aberta. Os novos desenhos são muito ruins. Não servem para educar. Os mais infantis são na verdade imbecilizantes, e os desenhos para faixas etárias um pouco maiores têm algo em comum, que é moda hoje em dia, que eu acho podre: um personagem principal muito burro! Isso foi engraçado. Nos primeiros 100 desenhos que tinham isso. Hoje em dia, todos têm.
    Eu vou tratar de arranjar esses programas citados no post em dvd também, e mais Castelo Ra-Ti-Bum que me ensinou bastante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas