Críticas "alternativas" de bons filmes

Nesse mundo é difícil agradar todo mundo. Diz o ditado “Nem Cristo agradou a todos”. Esses dias eu cheguei à faculdade e ofereci a uma colega um pão de mel e recebi como resposta “Não obrigada, eu detesto pão de mel”. Não! Não era uma piada. Aparentemente existem algumas pessoas que, por algum distúrbio ou outro motivo parecido, não gostam de pão de mel. Acho que podemos dizer “nem pão de mel agrada a todos”.

Tendo consciência dessa pluralidade de opiniões, é natural esperar que mesmo os filmes que são adorados por todos e aclamado por 99,9% da mídia, também encontraram um insatisfeito jornalista. Então segue abaixo 20 exemplos de filmes famosos pela boa qualidade, mas que tiveram o amor rejeitado por alguns críticos.

1- Clube da Luta



"Quando você tem bons atores em um projeto como este, você se pergunta se eles não se candidataram ao filme apenas como um passatempo alternativo, ao invés de praticar escalada."

Roger Ebert, Chicago Sun-Times

2- Alien: O oitavo passageiro



"Um filme de terror vazio, sem nada para recomendar dele."

Dave Kehr, Chicago Reader

3- O Cavaleiro das Trevas



"Um filme brega que se acha um noir psicológico profundo, mas cujo material apresentado é bem diferente disso."

Jurgen Fauth, About.com

4- Se7en



"Tão chique, detalhista e escuro que mais lembra uma mistura entre um comercial da Nike e um filme artístico polonês ruim."

David Ansen, Newsweek

5- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei



"Um filme desbalanceado, recheado com bocejos."

David Sterritt, Christian Science Monito

6- Blade Runner: O caçador de Andróides



"Um suspense muito negro e longo por demais com vários momentos lentos que fariam mais bem se fossem removidos para que o filme pudesse avançar um pouco mais rápido."

Chris Hicks, Deseret News

7- Apertem os cintos, o piloto sumiu!



"A maioria das piadas causam um gemido e algumas são puramente racistas! "

Josh Larsen, Larsen On Film.

8- Mad Max



"Mad Max é feio e incoerente e seu público alvo escolhido foi provavelmente, de maneira acertada, aquele tipo de espectador que é o menos crítico possível. "

Tom Buckley, New York Times

9- Duro de Matar



"Interrupções inapropriadas e mal pensadas revelam a natureza frágil do roteiro e asseguram que ele não funcione… uma bagunça!"

Roger Ebert, Chicago Sun-Times

10- Réquiem para um sonho



"Se isso é o futuro do cinema, eu prefiro ficar em casa assistindo televisão."

Christopher Kelly, Fort Worth Star-Telegram

11- Rocky



"O roteiro de Rocky é o mais puro “filme de superação” de Hollywood dos anos 30, mas não teria nada de errado com isso, tivesse o filme sido feito com um mínimo de vivacidade."

Vincent Calby, New York Times

12- Os Goonies



"Eu não encontro nenhuma diversão em assistir crianças gritando por duas horas."

Jeffrey Westhoff, Northwest Herald

13- Gladiador



"É quase como se Scott (o diretor) estivesse se esforçando ao máximo para tentar fazer o pior filme de todos os tempos."

Chuck Randolph, Matinee Magazine

14- Matrix



"É assombroso que tanto dinheiro, talento, conhecimento técnico e imaginação possam ser postos a serviço de algo tão estúpido."

Bob Graham, San Francisco Chronicle

15- E o vento levou



"Mal escrito… uma chatice."

Arthur Schlesinger, The Atlantic

16- 2001: Uma Odisseia no Espaço



"Pretensioso, abissalmente lento, atuações amadoras e, acima de tudo, um erro."

Stephen Hunter, Washington Post

17- Tubarão



"É um trabalho plenamente grosseiro que é dependente de exageros para causar impacto. Em terra firme é uma chatice, mal interpretado e escrito de maneira mal acabada."

Charles Champlin, Los Angeles Times

18- Star Wars IV



"Star Wars é um lixão cheio de artigos mal-acabados não diferente daquela loja de peças furtadas, descartadas e androides mal funcionando do filme.

Peter Keough, Boston Phoenix

19- O império contra-ataca.



"O império contra-ataca é um filme tão íntimo quanto um cartão de natal recebido de um banco."

Vincent Canby, The New York Times

20- A Origem



"Uma maneira de extrair um pouco de diversão dessa coisa seria cair no sono enquanto está assistindo e sonhar você mesmo um filme melhor. Experimente. Você evitará uma dor de cabeça."

Kelly Vance, East Bay Express

Comentários

  1. Tem filmes aí que a crítica chega a ser absurdamente incrível. Muitos dos filmes que classifico como os melhores estão nesta lista. Mas nada mais incrível do que alguém falar que não gosta de pão de mel.

    ResponderExcluir
  2. O que mais me espantou foi Matrix. Parece que o cara não entendeu o filme! Porque ele é genial e o cara chegar a falar uma besteira dessa. O do Inception me fez rir. Agora, não gostar de pão de mel é assustador!

    ResponderExcluir
  3. Além de que o cara do "New York Times" não tem coração, por escrever aquilo sobre o lendário "O império contra-ataca", com a cena entre Darth Vader e Luke Skywalker.
    O que foi escrito sobre Gladiador me deixou com nojo de tocar no nome do autor da crítica

    ResponderExcluir
  4. Minha nossa! Nada agrada todo mundo, é normal, mas algumas dessas críticas não fazem o menor sentido. Parece que o crítico não prestou atenção no filme.
    P.S.: Não gosto muito de pão de mel.

    ResponderExcluir
  5. Devido ao comentário acima sobre pão de mel, gostaria de convocar todos os sócios para a reunião sobre a demissão de nosso estagiário e administração.

    ResponderExcluir
  6. O cara que fez aquela crítica sobre o Gladiador só pode ter alguma coisa pessoal contra o diretor. E em relação à crítica acima, nem precisamos de reunião. Gostar de pão de mel faz parte do regulamento da empresa, e o descumprimento dessa "sugestão" é demissão automática, como em toda e qualquer boa democracia!

    ResponderExcluir
  7. Pensando bem, eu gosto de pão de mel.

    ResponderExcluir
  8. Acabou de salvar seu emprego, caro promovido estagiário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas