TOP 10 - Mortes em Animes
Desenhos animados costumam ser relativamente infantilizados aqui no ocidente, e por este motivo foi criado um pré conceito, de que desenho é coisa de criança, mas existem muitos desenhos por aí que trazem um ótima história, capaz de prender a atenção de pessoas de todas as idades.
Obviamente, isso é mais comum no oriente, que deixa de lado a infantilidade para criar algo para todas as idades, alguns desenhos apresentam uma carga dramática bem alta, e poucas coisas são mais dramáticas do que um dos grandes medos dos seres vivos: A morte!
Mesmo a morte sendo uma parte inevitável, e a última parte, da vida, ela costuma ser um acontecimento triste, com muitas lágrimas, silêncio, gritos, colheres e, se tratada da maneira certa pelo diretor, pode se tornar o ápice de uma série.Tendo isso em mente, trago a vocês neste momento as 10 das mortes mais marcantes em animes. E que eles possam descansar em paz.
Atenção: Este post contém spoilers de diversos animes, tenha cuidado para não ficar sabendo por acidente que Archer é o futuro de Emiya Shirou.
Se não tiver problemas com isso... siga em frente.
10 - Kamina (Tengen Toppa Gurren Lagann)
Kamina é um dos personagens principais e líder da "resistência" criada por ele mesmo e seu irmão Simon. Moradores de uma vila subterrânea, eles buscaram a liberdade e lutaram por ela por um bom tempo. Porém nem tudo são flores e no anime mais cheio de reviravoltas que conheço, as surpresas são inevitáveis.
Sim, eis que tão precocemente, nosso herói não está mais entre nós. Não ouviremos mais seus gritos de incentivo, ou teremos sua ajuda nas lutas mais emocionantes, mas ele deixa a seu irmão a maior frase de incentivo que alguém poderia dar: "Não acredite em você, que acredita em mim. Não acredite em mim que acredito em você. Acredite em você que acredita em você."
Por ser derrotado por um golpe surpresa enquanto estava distraído, esta morte recebe o prêmio de morte mais idiota do Top.
9 - Genkai (Yu Yu Hakusho)
Genkai era uma bela jovem nos tempos de luta com seu fiel amigo Toguro, mas o impiedoso tempo leva muito junto com ele, a juventude, beleza e força se foram, enquanto Toguro continuou jovem e forte como um demônio.
A velha mestra de Yusuke não pode sobreviver ao tempo. Em uma luta em que deu tudo o que lhe sobrou, foi derrotada e assim Yusuke pode despertar o ódio necessário para a luta contra Toguro.
A cena é bem feita, a luta é boa e o momento retratado em preto e branco dá um charme todo especial ao nosso nono lugar, que, pelo passado dos envolvidos se sagra vencedor do prêmio de morte mais "cantada".
8 - Asuka Langley Soryu (The End of Evangelion)
Asuka é uma garota com visíveis problemas psicológicos, causados por dramas do passado, principalmente o suicídio da mãe. Assim como muitos nesta série ela demonstra certa fragilidade, mas disfarça essa fragilidade em uma figura alto-confiante e até arrogante.
Infelizmente, sozinha, ela pouco pode contra estes seres repugnantes. Bastando a lembrança de que o corpo da criança é totalmente interligado com o corpo do eva, é possível imaginar como seria sentir um lança atravessar seu rosto e continuar vivo.
Asuka pode até ser chata e tudo o mais, mas ninguém merece uma morte tão sofrida. O que ela deve ter sentido ao ter toda a sensação de ter o corpo destroçado e comido por tais seres não é brincadeira.
Tal morte ganha aqui o prêmio de morte mais dolorosa desta coluna.
7 - Maes Hughes (FullMetal Alchemist: Brotherhood)
O Tenente-Coronel Hughes é um dos mais divertidos personagens desta fantástica série denominada FullMetal Alchemist: Brotherhood.
Um homem que ama sua família e se prende aos pequenos prazeres da vida, Hughes tem como objetivo ajudar seu grande amigo, o Coronel Mustang à subir ao posto mais alto do exército. Infelizmente, há algo de podre no exército, e como um homem da inteligência, Hughes decide investigar o que está acontecendo por baixo dos panos.
Ao descobrir o que acontecia, Hughes foi atacado por aqueles que serviam a quem controla as coisas por baixo dos panos, e em um ataque covarde acabou morto.
A morte deste oficial foi a faísca necessária para que muita gente se movimentasse em busca de respostas, e desencadeou a vontade de vingança por parte de seu amigo supracitado. Em um elenco fantástico como o de FullMetal, cada morte toma a real importância que deve ter, e por este motivo, esta morte recebe o título de morte mais importante daqui, e a sétima posição.
6 - Vegeta (Dragon Ball Z)
O orgulhoso príncipe Saiyajin nunca se dobra frente à vermes inúteis, mas contra Freeza, apenas o orgulho não era o suficiente. Ele lutou com todas as forças mas no final...
A morte vem até para os mais fortes. E neste caso podemos ver o orgulho cedendo espaço e a humilhação surgindo em forma de lágrima em seu último pedido. Por tudo o que significa esta morte, o prêmio desta vez é o de morte mais digna. E o sexto lugar é o símbolo de que até o mais leal Tsufurujin teria vontade de acatar ao pedido feito.
5 - Chrno e Rosette (Chrno Crusade)
Rosette é uma freira que ironicamente tem um pacto com o demônio. Sim, pois é, mas existe um bom motivo para isso. Ela, seu irmão e este demônio sem chifres (sem chifre = sem poder) tornaram-se amigos durante sua infância, mas seu irmão acaba raptado por outro demônio, um pouco menos bonzinho.
O que poucos sabem é que este pacto que fizeram para que o demônio tivesse poder para resgatar o irmão dela tem um porém... para dar poder ao demônio, ela gasta seu próprio tempo de vida.
Como estava cantado desde que esta revelação foi feita, não havia muito tempo de vida para a pobre garota, mas a cena de sua morte é realmente triste.
Mas acima de tudo, é uma bela cena, com a morte dos dois juntos, de mãos dadas, como deveria ser.
A morte mais bela e a quinta posição deste Top.
4 - Nina Tucker (FullMetal Alchemist: Brotherhood)
Quando um adulto morre, seja guerreiro ou um cidadão comum, há muito sofrimento, mas quando uma criança morre, parece que toca na ferida de qualquer ser vivo.
Nina era uma garotinha alegre que brincava com seu cachorro e amava seu pai, seu pai, aparentemente um bom homem, tinha muito conhecimento em criar quimeras, e para salvar seu emprego resolveu criar mais uma. O que poucos sabiam eram os "ingrediente" utilizados.
Nina se tornou um quimera, transformada pelo próprio pai, mas seu terrível destino não se limitou a isso. Tucker morre, atacado por um vingador que ao ver a pobre criatura que um dia foi uma bela garotinha, e sabendo que não havia modo de torná-la humana novamente, mata-a também para acabar com seu sofrimento.
Transformada pelo pai e destruída por um inimigo em meio à suas próprias lágrimas, Nina recebe como homenagem a quarta posição deste Top, e o prêmio (se é que pode ser chamado assim) de morte mais cruel.
ATENÇÃO!! Chegamos ao TOP 3. Peguem seus lenços, afastem-se de qualquer coisa que possa ser usada como arma e chamem seus psicólogos, pois as próximas três mortes podem causar depressão, descontrole emocional e suicídio.
3 - L - Ryuuzaki (Death Note)
A grande batalha entre o melhor detetive do mundo e o "melhor" criminoso do mundo teve um fim um tanto inesperado. "L", se arriscou, batalhou com todas as armas que tinha, mas a diferença entre as informações que ele era capaz de conseguir e as informações que Kira tinha era grande, e isso, combinado com um plano maravilhosamente elaborado pelo nosso querido justiceiro, não deu em outra...
Morrer. A colher caindo da mão, o corpo saindo da posição que virou referência a este amado personagem e a morte, nos braços de seu maior inimigo. O que poderia ser pior? (ou melhor... para os telespectadores).
"Ryuuzaki" não revelou seu nome, sua real identidade, mas ainda assim ganhou o carinho de todos, foi visto por muitos como herói e por outros como vilão, mas por todos como um personagem único e carismático de seu próprio modo. Todos esperavam uma batalha final entre ele e seu adversário, mas sua morte veio precocemente, no episódio 25 da série (de 37 episódios).
Acima de tudo admiro a coragem do autor, que disputou e ganhou com folga o prêmio de morte mais corajosa dos animes, e a terceira posição é dele.
2 - Akemi (Saishuu Heiki-Kanojo)
Akemi era uma garota alegre, amiga de infância de Shuuji e melhor amiga de Chise, é ela quem incentiva a amiga a se declarar ao nosso herói e sempre defende ela quando ele a machuca com seu modo de falar. O que Shuuji não sabe é que desde pequena a insegura Akemi nutre um amor por ele, amor esse que faz com que após o terremoto que a deixou gravemente ferida, eles protagonizem a uma das cenas mais impactantes já vi em qualquer história.
Os detalhes dessa cena é exatamente o que a deixa tão cruel. O sangue seco que gruda o corpo dela ao lençol, o sentimento de carinho de um pelo outro, a perda gradativa dos sentidos quando a morte vai se aproximando, o desespero pelo medo da morte ao perceber que não há saída... cada minuto desta cena deve ter sido pensado durante dias... meses... para sair tão perfeito.
Eu chego a fica arrepiado com tamanho detalhamento do momento da morte, e é por isso que este segundo lugar merece todas as honras de sua posição e o prêmio de morte mais detalhista.
1 - Kamio Misuzu (Air TV)
Se um dia você pensar em uma personagem "kawaii" e não pensar em Kamio Misuzu, você muito provavelmente não assistiu este anime.
Misuzu é a típica garota alegre, sempre buscando dar o seu melhor em tudo, mas que no fundo é muito solitária, devido a uma estranha doença que faz com que ela tenha crises sempre que começa a criar laços afetivos com alguém. Sua tia (a quem trata como mãe) está sempre mantendo-a afastada, ela não tem amigos, até encontrar Yukito, um jovem que chega a cidade em busca da "menina que mora no céu".
Sua morte dificilmente pode ser reduzida apenas a cena final, pois ao longo dos episódios, os sinais de fraqueza vão aparecendo gradativamente com as crises e cada cena destas vai minando sua resistência sentimental, fazendo com que você se envolva cada vez mais e torça cada vez mais pela pobre menina.
A cena final, na qual ela alcança sua meta é perfeita, mostrando os passos que ela percorreu durante este último verão em busca de uma amizade e de felicidade, a tristeza de mãe que descobriu o amor de sua filha adotiva e teve tão pouco tempo para aproveitá-lo, o arrependimento que surge dentro dela ao ver que não há o que fazer frente à situação.
Se algum anime criado é mais triste e bonito que este, foi muito bem escondido, mas não há como esconder a primeira posição deste TOP.
A morte mais triste.
Obviamente, isso é mais comum no oriente, que deixa de lado a infantilidade para criar algo para todas as idades, alguns desenhos apresentam uma carga dramática bem alta, e poucas coisas são mais dramáticas do que um dos grandes medos dos seres vivos: A morte!
Mesmo a morte sendo uma parte inevitável, e a última parte, da vida, ela costuma ser um acontecimento triste, com muitas lágrimas, silêncio, gritos, colheres e, se tratada da maneira certa pelo diretor, pode se tornar o ápice de uma série.Tendo isso em mente, trago a vocês neste momento as 10 das mortes mais marcantes em animes. E que eles possam descansar em paz.
Atenção: Este post contém spoilers de diversos animes, tenha cuidado para não ficar sabendo por acidente que Archer é o futuro de Emiya Shirou.
Se não tiver problemas com isso... siga em frente.
10 - Kamina (Tengen Toppa Gurren Lagann)
Kamina é um dos personagens principais e líder da "resistência" criada por ele mesmo e seu irmão Simon. Moradores de uma vila subterrânea, eles buscaram a liberdade e lutaram por ela por um bom tempo. Porém nem tudo são flores e no anime mais cheio de reviravoltas que conheço, as surpresas são inevitáveis.
Sim, eis que tão precocemente, nosso herói não está mais entre nós. Não ouviremos mais seus gritos de incentivo, ou teremos sua ajuda nas lutas mais emocionantes, mas ele deixa a seu irmão a maior frase de incentivo que alguém poderia dar: "Não acredite em você, que acredita em mim. Não acredite em mim que acredito em você. Acredite em você que acredita em você."
Por ser derrotado por um golpe surpresa enquanto estava distraído, esta morte recebe o prêmio de morte mais idiota do Top.
9 - Genkai (Yu Yu Hakusho)
Genkai era uma bela jovem nos tempos de luta com seu fiel amigo Toguro, mas o impiedoso tempo leva muito junto com ele, a juventude, beleza e força se foram, enquanto Toguro continuou jovem e forte como um demônio.
Não consegui um vídeo, será apenas a foto neste. |
A cena é bem feita, a luta é boa e o momento retratado em preto e branco dá um charme todo especial ao nosso nono lugar, que, pelo passado dos envolvidos se sagra vencedor do prêmio de morte mais "cantada".
8 - Asuka Langley Soryu (The End of Evangelion)
Asuka é uma garota com visíveis problemas psicológicos, causados por dramas do passado, principalmente o suicídio da mãe. Assim como muitos nesta série ela demonstra certa fragilidade, mas disfarça essa fragilidade em uma figura alto-confiante e até arrogante.
Infelizmente, sozinha, ela pouco pode contra estes seres repugnantes. Bastando a lembrança de que o corpo da criança é totalmente interligado com o corpo do eva, é possível imaginar como seria sentir um lança atravessar seu rosto e continuar vivo.
Asuka pode até ser chata e tudo o mais, mas ninguém merece uma morte tão sofrida. O que ela deve ter sentido ao ter toda a sensação de ter o corpo destroçado e comido por tais seres não é brincadeira.
Tal morte ganha aqui o prêmio de morte mais dolorosa desta coluna.
7 - Maes Hughes (FullMetal Alchemist: Brotherhood)
O Tenente-Coronel Hughes é um dos mais divertidos personagens desta fantástica série denominada FullMetal Alchemist: Brotherhood.
Um homem que ama sua família e se prende aos pequenos prazeres da vida, Hughes tem como objetivo ajudar seu grande amigo, o Coronel Mustang à subir ao posto mais alto do exército. Infelizmente, há algo de podre no exército, e como um homem da inteligência, Hughes decide investigar o que está acontecendo por baixo dos panos.
Ao descobrir o que acontecia, Hughes foi atacado por aqueles que serviam a quem controla as coisas por baixo dos panos, e em um ataque covarde acabou morto.
A morte deste oficial foi a faísca necessária para que muita gente se movimentasse em busca de respostas, e desencadeou a vontade de vingança por parte de seu amigo supracitado. Em um elenco fantástico como o de FullMetal, cada morte toma a real importância que deve ter, e por este motivo, esta morte recebe o título de morte mais importante daqui, e a sétima posição.
6 - Vegeta (Dragon Ball Z)
O orgulhoso príncipe Saiyajin nunca se dobra frente à vermes inúteis, mas contra Freeza, apenas o orgulho não era o suficiente. Ele lutou com todas as forças mas no final...
A morte vem até para os mais fortes. E neste caso podemos ver o orgulho cedendo espaço e a humilhação surgindo em forma de lágrima em seu último pedido. Por tudo o que significa esta morte, o prêmio desta vez é o de morte mais digna. E o sexto lugar é o símbolo de que até o mais leal Tsufurujin teria vontade de acatar ao pedido feito.
5 - Chrno e Rosette (Chrno Crusade)
Rosette é uma freira que ironicamente tem um pacto com o demônio. Sim, pois é, mas existe um bom motivo para isso. Ela, seu irmão e este demônio sem chifres (sem chifre = sem poder) tornaram-se amigos durante sua infância, mas seu irmão acaba raptado por outro demônio, um pouco menos bonzinho.
O que poucos sabem é que este pacto que fizeram para que o demônio tivesse poder para resgatar o irmão dela tem um porém... para dar poder ao demônio, ela gasta seu próprio tempo de vida.
Como estava cantado desde que esta revelação foi feita, não havia muito tempo de vida para a pobre garota, mas a cena de sua morte é realmente triste.
Mas acima de tudo, é uma bela cena, com a morte dos dois juntos, de mãos dadas, como deveria ser.
A morte mais bela e a quinta posição deste Top.
4 - Nina Tucker (FullMetal Alchemist: Brotherhood)
Quando um adulto morre, seja guerreiro ou um cidadão comum, há muito sofrimento, mas quando uma criança morre, parece que toca na ferida de qualquer ser vivo.
Nina era uma garotinha alegre que brincava com seu cachorro e amava seu pai, seu pai, aparentemente um bom homem, tinha muito conhecimento em criar quimeras, e para salvar seu emprego resolveu criar mais uma. O que poucos sabiam eram os "ingrediente" utilizados.
Nina se tornou um quimera, transformada pelo próprio pai, mas seu terrível destino não se limitou a isso. Tucker morre, atacado por um vingador que ao ver a pobre criatura que um dia foi uma bela garotinha, e sabendo que não havia modo de torná-la humana novamente, mata-a também para acabar com seu sofrimento.
Transformada pelo pai e destruída por um inimigo em meio à suas próprias lágrimas, Nina recebe como homenagem a quarta posição deste Top, e o prêmio (se é que pode ser chamado assim) de morte mais cruel.
ATENÇÃO!! Chegamos ao TOP 3. Peguem seus lenços, afastem-se de qualquer coisa que possa ser usada como arma e chamem seus psicólogos, pois as próximas três mortes podem causar depressão, descontrole emocional e suicídio.
3 - L - Ryuuzaki (Death Note)
A grande batalha entre o melhor detetive do mundo e o "melhor" criminoso do mundo teve um fim um tanto inesperado. "L", se arriscou, batalhou com todas as armas que tinha, mas a diferença entre as informações que ele era capaz de conseguir e as informações que Kira tinha era grande, e isso, combinado com um plano maravilhosamente elaborado pelo nosso querido justiceiro, não deu em outra...
Morrer. A colher caindo da mão, o corpo saindo da posição que virou referência a este amado personagem e a morte, nos braços de seu maior inimigo. O que poderia ser pior? (ou melhor... para os telespectadores).
"Ryuuzaki" não revelou seu nome, sua real identidade, mas ainda assim ganhou o carinho de todos, foi visto por muitos como herói e por outros como vilão, mas por todos como um personagem único e carismático de seu próprio modo. Todos esperavam uma batalha final entre ele e seu adversário, mas sua morte veio precocemente, no episódio 25 da série (de 37 episódios).
Acima de tudo admiro a coragem do autor, que disputou e ganhou com folga o prêmio de morte mais corajosa dos animes, e a terceira posição é dele.
2 - Akemi (Saishuu Heiki-Kanojo)
Akemi era uma garota alegre, amiga de infância de Shuuji e melhor amiga de Chise, é ela quem incentiva a amiga a se declarar ao nosso herói e sempre defende ela quando ele a machuca com seu modo de falar. O que Shuuji não sabe é que desde pequena a insegura Akemi nutre um amor por ele, amor esse que faz com que após o terremoto que a deixou gravemente ferida, eles protagonizem a uma das cenas mais impactantes já vi em qualquer história.
Os detalhes dessa cena é exatamente o que a deixa tão cruel. O sangue seco que gruda o corpo dela ao lençol, o sentimento de carinho de um pelo outro, a perda gradativa dos sentidos quando a morte vai se aproximando, o desespero pelo medo da morte ao perceber que não há saída... cada minuto desta cena deve ter sido pensado durante dias... meses... para sair tão perfeito.
Eu chego a fica arrepiado com tamanho detalhamento do momento da morte, e é por isso que este segundo lugar merece todas as honras de sua posição e o prêmio de morte mais detalhista.
1 - Kamio Misuzu (Air TV)
Se um dia você pensar em uma personagem "kawaii" e não pensar em Kamio Misuzu, você muito provavelmente não assistiu este anime.
Misuzu é a típica garota alegre, sempre buscando dar o seu melhor em tudo, mas que no fundo é muito solitária, devido a uma estranha doença que faz com que ela tenha crises sempre que começa a criar laços afetivos com alguém. Sua tia (a quem trata como mãe) está sempre mantendo-a afastada, ela não tem amigos, até encontrar Yukito, um jovem que chega a cidade em busca da "menina que mora no céu".
Sua morte dificilmente pode ser reduzida apenas a cena final, pois ao longo dos episódios, os sinais de fraqueza vão aparecendo gradativamente com as crises e cada cena destas vai minando sua resistência sentimental, fazendo com que você se envolva cada vez mais e torça cada vez mais pela pobre menina.
A cena final, na qual ela alcança sua meta é perfeita, mostrando os passos que ela percorreu durante este último verão em busca de uma amizade e de felicidade, a tristeza de mãe que descobriu o amor de sua filha adotiva e teve tão pouco tempo para aproveitá-lo, o arrependimento que surge dentro dela ao ver que não há o que fazer frente à situação.
Se algum anime criado é mais triste e bonito que este, foi muito bem escondido, mas não há como esconder a primeira posição deste TOP.
A morte mais triste.
A primeira posição é justíssima! Eu derramei várias lágrimas (mas não chorei, obviamente). Ótimo top 10, concordo com quase todas as posições. Claro que a morte do Vegeta está descolocada 2 posições negativas! E a do L está uma posição errado pra baixo! Enfim, muito bom!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário Supremo. Divergências por posições sempre haverá, é inevitável.
ResponderExcluirDevo dizer que a segunda posição foi disputadíssima, mas realmente os detalhes da cena da Akemi me arrepiam, TODA E QUALQUER vez que vejo a cena. E isso foi primordial.
Excelente Top. Mortes bastante significativas. Assistir o primeiro episódio de Tengen Toppa Gurren Lagann e gostei bastante do Kamina. é uma pena que ele morre.
ResponderExcluirRody: Eu avisei sobre spoilers.
ResponderExcluirFaltou a morte do Lelouch e varias das mortes de Mirai Nikki que são incrivelmente dignas e totalmente dolorosas,,, como a da Nona e dos Sétimos.
ResponderExcluir