Exposição de mestre da fotografia em São Paulo

E eis que você volta. Depois de ter curtido um incrível mês de merecidas férias, você volta pra casa, encosta as Havaianas e o que é a primeira coisa que você faz? Mostrar as fotos daquelas paisagens embasbacantes e pessoas superinteressantes para seus amigos! Mas veja só! Nem as paisagens parecem tão embasbacantes, nem as pessoas superinteressantes. É claro. Uma das certezas da vida, colega, é que as paisagens sempre são mais lindas na vida real e as pessoas mais interessantes do que parecem nas fotos. A não ser que você seja Steve McCurry, obviamente. E se quiser tirar a prova, há uma exposição do mestre fotógrafo sendo exibida em São Paulo.


A exposição “Alma Revelada” reúne obras do renomado fotógrafo americano, abrangendo desde a tragédia do 11 de setembro até festividades religiosas, e passando até mesmo por campos de guerra. O ícone da fotografia percorreu o mundo, passando por lugares em que poucos de nós já estivemos, mas que ainda assim vivem em nosso imaginário, como Índia, Tibete, Afeganistão e outros.

Cada imagem tem uma força capaz de nos transportar para dentro da narrativa da qual a foto é incumbida de transmitir e faz com maestria. Um visitante que se depara com a foto do garotinho peruano chorando e que está apontando uma arma de brinquedo para a própria cabeça (segunda foto abaixo) fica se perguntando por muitos minutos (horas?) se a criança está apenas chorando e balançando o objeto distraidamente ou se está querendo mesmo passar uma mensagem de protesto suicida. Está incluso na exposição também a famosa foto da garota afegã que ilustrou a capa da National Geographic (primeira foto abaixo).

Enfim, para ter a oportunidade de apreciar essa belíssima exposição, vá até o Instituto Tomie Ohtake, entre 11:00 e 20:00, todos os dias até o próximo domingo, que é o último dia. O endereço é “Rua Coropé, 88 - Pinheiros  São Paulo, 05426-010”, próximo à estação Faria Lima do Metrô.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas