PlayStation by Overhaft

O ser humano criou o video-game e nunca imaginou que seria um aparelho tão adorado. Eu, por exemplo considero esse aparelho entre os principais eletroeletrônicos necessários em uma casa.
Demonstrando tanto amor aos jogos eletrônicos, apareço aqui, hoje para comentar sobre alguns jogos que marcaram minha vida, mas irei me restringir apenas a um console.

PLAY STATION

A era PlayStation 1 foi talvez, a era mais longa e mais proveitosa de jogos de todos os tempos. Afinal, ainda hoje jogo games deste console. É uma era tão rica que dificilmente deixarei de esquecer algum jogo.

Destruição de Carros: Twisted Metal2

A famosa série de destruição de carros deu as caras aqui em casa e só saiu junto com o video-game, quando ambos não podiam mais ser jogados.
Twisted Metal 2 trazia carros muito bem armados e prontos para explodir seus adversários assim como este game explodiu a concorrência. Afinal, para que resolver meus problema batendo no motorista que me irritar se eu posso explodi-lo junto com seu carro?

Quero ver xingar estes motoristas!

FPS: Final Doom

Se hoje em dia, alguém me perguntasse eu poderia até ficar em dúvida, afinal a nova geração trouxe muitos FPS realmente bons e tudo o mais, mas creio que eu possa contar nos dedos os que chegam ao nível de Final Doom.
Este jogo originalmente de PC, foi convertido para PS1 e eu agradeço infinitamente por isso. Com suas armas, muitas vezes futurísticas, e inimigos amedrontadores esta versão de Doom trazia muitas fases desafiadoras e muita diversão para quem quer que tentasse terminá-las. Com seu estilo sanguinário e menus e níveis de dificuldades bem intuitivos atravessar cada um dos labirintos presentes neste jogo era uma missão que poucos conseguiam fazer (eu fiz).

Estes gráficos um dia foram realmente bons.


Esportes: Winning Eleven 6 e Tony Hawk Pro Skater 2

Na era sony, dificilmente um outro jogo de esporte chega perto de Tony Hawk 2. Disputas acirradas, em um jogo muito bem balanceado, uma fantástica trilha sonora e contando com diversos skatistas profissionais, Tony Hawk 2 foi o melhor jogo da série e teve sua melhor versão para play 1.
Do outro lado, futebol sempre foi uma paixão e Winning Eleven 6 com sua jogabilidade simples e diversão garantida fez bem seu trabalho, muitos desafios entre amigos foram feitos, torneios e o modo Master Liga se mostrou "o desafio" para quem se achava realmente bom.

Cadê aquele tal de Mineirinho agora?


Luta: Marvel vs Capcom, Bloody Roar 2

Com a "queda" de rendimento dos clássicos (Street Fighter, Mortal Kombat, ...), novos jogos surgiram e adquiriram fãs assíduos. O queridinho do povo, Tekken e o lendário The King of Fighters nunca estiveram entre meus favoritos, mas Marvel vs Capcom e Bloddy Roar 2 foram jogados até o CD riscar.

Proibido pela sociedade protetora dos animais.


Corrida: Gran Turismo 2 e Crash Team Racing

Embora Need tenha tentado, nenhum jogo de corrida de carro continuava nas rodinhas de conversa quando alguém citava Gran Turismo 2, com seu estilo realista e modos de jogo nos quais era possível tirar carta, ganhar prêmios e comprar seus próprios carros, além de modificá-los, o jogo de Sony humilhou seus adversários da época.
Se o assunto muda para cart, Crash Team Racing surgiu no console "de cá" no melhor estilo Mario Kart e com personagens carismáticos e um estilo bem construído o jogo de corrida do Crash fez muito sucesso lá em casa.

Mãe, tem um tigre dirigindo aquele carro!!

Estratégia: Worms Armageddon e Final Fantasy Tactics

Em estilos bem diferentes estes dois jogos se tornaram essenciais. Quando diversas pessoas se juntavam em frente à tela da TV era dificil não pensar em juntar equipes de minhocas fortemente armadas e tentar destruir uns aos outros. Neste jogo por equipe, por turnos, o nível de diversão chegava ao máximo. Worms com seus gráficos 2D fizeram aqui o que nunca conseguiram na era 3D.
Em um estilo que pouco lembrava Final Fantasy, Tactics veio com o nome da série e uma proposta um tanto diferente. Ser um jogo de estratégia, com elementos de RPG e devo dizer que ele cumpriu seu dever com louvor. Só faltou um multi-player, mas ao ser relançado para PSP, ele ganhou um modo para que você possa destruir a equipe de seus amigos.

Minhocas x Soldados


Espionagem: Metal Gear Solid

Metal Gear Solid figura entre os melhores jogos desta época. Com um estilo dinâmico e uma história para botar muito livro no chinelo, Snake conquistou seus fãs com esta maravilha lançada para play 1.

Only Snake is a true hero

Survivor Horror: Resident Evil

O terror das criancinhas! Resident é um jogo que conseguiu ser o melhor e o mais reconhecido em seu estilo. Com uma história muito bem criada, Chris e Jill surgiram como protagonistas da série em Resident Evil, jogo que fiz questão de terminar mais de 12 vezes. Com quatro níveis de dificuldade e a variação entre cada personagem (jogar com o Chris é mais difícil do que com a Jill) o jogo traz diversão, susto, medo e muitos finais diferentes. Sem perder o dinamismo, a capacidade de fazer você tremer e o rumo da história, Resident é um dos grandes títulos desta era.
No caso o título aqui vai ao primeiro jogo, pela história. Todos os três são muito bons.

Os Residents de hoje em dia (4 e 5) me enojam.

Aventura: Tomb Raider: The Last Revelation, Spyro: Ripto's Rage e Tomba

No gênero com maior quantidade de representantes aqui neste texto o destaque principal vai para Tomb Raider The Last Revelation. A série toda é muito bem feita, mostrando a aventura de nossa eterna musa de maneira a realmente fazer com que você tenha que quebrar a cabeça em cada puzzle e armadilha encontrada nos antigos e perigosos caminhos nos quais você terá que se enfiar. O destaque vai para o quarto jogo justamente por ser aquele que mais dor de cabeça traz aos jogadores fazendo com que você se envolva na aventura e não queira que o jogo acabe nunca.
Não menos importante falo também sobre Spyro Ripto's Rage, no segundo jogo da série o dragãozinho se vê perdido em outro mundo, sem poder retornar ao mundo dos dragões por um acidente envolvendo um vilão, um raio de energia e o portal que o levaria para casa. No melhor estilo, muitas fases, mundos e inimigos, Spyro tem que aprender a se virar sozinho, e crescer como um dragão enquanto busca o caminho de volta para casa e você é quem irá guiá-lo por esse caminho.
Por último falo de Tomba. O garoto de cabelo rosa inicia a aventura por um motivo bem simples e que poderia acontecer com qualquer um: Porcos mals roubaram o bracelete que o avô deu para ele; mas conforme você avança pela floresta e pelos diversos locais do jogo, fica claro que os porcos mals querem dominar todo o mundo e como um bom garoto da selva você não pode deixar isso acontecer. Com palavras simples, deixando claro o estilo selvagem do protagonista você deve completar todas as missões e salvar o mundo desta terrívelmente fofa ameaça.

Adivinhe quem é a mulher, quem é o dragão e quem é o menino da selva.

RPG: Final Fantasy VII

 Não simplesmente melhor RPG do Play 1, melhor jogo de Play 1 mas, melhor jogo que já joguei em minha vida, Final Fantasy VII aparece aqui para fechar este texto.
Com uma história fantástica e um estilo de jogo muito bem criado pela Square, este game sempre figura entre os melhores jogos, em qualquer TOP em que possa competir. O primeiro Final Fantasy com gráficos 3D foi lançado em 1997 e por muitos anos foi o jogo mais jogado em minha casa.
A história inicia em uma invasão a um reator de energia, você controle um ex-soldado que atualmente trabalha como mercenário e está auxiliando um grupo terrorista. Nada correto este protagonista, não? Mas existe muita coisa por trás dessas ações, e mais ainda por trás das razões de cada personagem em seguir seu caminho. Diversas perguntas surgem, como: Quem sou eu? Quem é meu inimigo? Eu posso confiar no que eu acho que é a verdade? Em uma história com ao menos quatro grandes forças entrando em colisão, quem é mocinho e quem é vilão? Qual a verdade por trás de Sephiroth?
A complexidade da história é dividia em três CD's, o esquema de magia através de "matérias" é quase perfeito e a evolução dos personagens segue um ótimo ritmo deixando o jogo mais desafiador.
Como um fã, não consigo ver defeitos, provavelmente eles existem e não devem ser poucos, mas mesmo sabendo, não consigo vê-los

Quem é o mocinho?

O PlayStation tinha tantos títulos fantásticos que mesmo em anos e anos de jogos, até o Play parar de funcionar não foi possível jogar todos e até hoje tenho algumas falhas absrudas em minha lista de jogos. Apenas recentemente com meu PSP tenho tido a oportunidade de voltar no tempo e jogar clássicos de PS1. Atualmente estou jogando Final Fantasy IX, mas outros jogos como Chrono Cross estão na espera e serão devidamente jogados.

Tem alguma opinião sobre os jogos de PS1? Comente abaixo, vamos conversar sobre este console que entrou para a história!

Comentários

  1. Excelente texto! Sem dúvida nenhuma o PS1 teve alguns dos melhores games que já joguei na minha vida. Crash Team Racing foi um dos mais jogados na minha casa. Breath of Fire III está no meu Top 3 de RPGs. Fiz todas as missões de Tomba!. Gastei horas e horas com Digimon World 1. Tem muito game imperdível nesse console. Tinha esquecido de Chrono Cross. Talvez o jogue no meu PSP.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Rody, escrevi este texto e ainda tive que deixar de fora muitos títulos importantes. Não cheguei a citar jogos como Pandemonium, Parasite Eve e Syphon Philter que são realmente muito bons, além do clássico Chrno Trigger relançado para PS1 e que nunca tive a oportunidade de jogar também. (p.s. Editei o texto colocando um estilo que faltou)

    ResponderExcluir
  3. Anulo sua lista!

    Twisted Metal 3 é melhor que o 2, The King of Fighters 98 é o jogo de luta superior, colocar Worms no mesmo patamar de FFT é uma ofensa a moral e aos bons costumes (assim como não listar Crash Bandicoot), Xenogears é o melhor jogo já feito (portanto melhor RPG do console), e cadê Castlevania Symphony of The Night?

    *chato*

    ResponderExcluir
  4. Sempre bom ver opiniões diferente por aqui.

    Vejamos...
    Como foi dito esta lista fala especificamente sobre a minha pessoa, mas listar Twisted Metal 3 seria um insulto, pois este foi o pior Twisted de PS1.
    Crash, para mim é inferior à Spyro, logo ficou de fora, mesmo sendo um ótimo jogo. Xenogears é inferior aos FF (VII, VIII e IX).
    Agora Castlevania Symphony of the Night era realmente um ótimo jogo, acabei esquecendo deste...

    ResponderExcluir
  5. Realmente faltou Crash Bandicoot, mas como é a tua opinião então fico quieto. Acho Crash melhor que Spyro.

    ResponderExcluir
  6. Rody: Você diz isso pois nunca jogou Spyro.

    ResponderExcluir
  7. Mesmo que jogasse Spyro pra valer acharia Crash melhor. Acho Crash mais carismático que Spyro e carisma conta muito.

    ResponderExcluir
  8. Ai ai... por onde começar? São tantos "desvios"! Vamos logo para o mais gritante: no gênero aventura, onde está o senhor Crash "mascote do Playstation e alavancador de suas vendas" Bandicoot? Spyro? Who the hell is this guy? Claro, é questão de opinião, então listar um jogo inferior como o Spyro também era válido, mas nem mesmo citar o Crash, ah não ser o CTR é muito estranho, afinal se não fosse pelo sucesso do Crash, Spyro nem existiria!
    O restante da lista até que está bom! Com exceção de dizer que RE é o terror das crianças. Tem muito adulto por aí que ainda tem medo dele! Estudos compravam isso!
    No mais eu incluiria também Kof 97, Megaman X4, Breath of Fire III, entre outros.

    ResponderExcluir
  9. Supremo, como foi dito, nunca achei Crash superior à Spyro. Adoro ambos, mas, minha idéia era colocar um de cada categoria, coloquei mais de um quando havia um empate técnico em minha mente (mesmo achando Tomb Raider ligeiramente superior aos demais citados).
    KoF foi citado, mas por eu não ser fã, não entrei em detalhes. BoFIII é um jogo que não joguei e Megaman eu não sou fã também, embora realmente seja um jogo bem legal, não entraria em uma lista minha, provavelmente se a lista fosse sua, não ficaria de fora.

    Pergunta: Esses estudos sobre Resident são interessantes, mas a proporção de crianças com medo é muito superior, por isso a citação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas