TOP 10 – Comerciais de TV

Regra nº 1 da So Sorry: Prazos são feitos para serem prorrogados.
Regra nº 2 da So Sorry: Se eu não dormi, ainda é ontem.

Logo, hoje é 31/08 e aqui segue a coluna de Agosto. Espero que vocês curtam, pois ao menos duas vezes por mês teremos colunas aqui sobre os mais diversos assuntos, sempre uma inédita e uma antiga que será publicada no início/meio do mês.


O mundo da publicidade é guiado pela criatividade, logo não basta apenas criar uma musiquinha que grude na mente, e ter uma mina muito gostosa à vista para que sua propaganda faça sucesso, isso funciona só com artistas que não sabem fazer música. Para a propaganda é necessário muito mais que isso.
A maior parte dos comerciais passa por nós ser nos afetar em nada, como um figurante que aparece em um trem, prestes a explodir em um filme do Bruce Willis, mas há aqueles que se sobressaem em meio a grande massa e tornam-se mais famosos até que alguns programas de TV. E hoje, a So Sorry tem o prazer de lhes apresentar as dez propagandas que mais se sobressaem da massa, e como alguém em busca de arte, você não pode deixar de ver.

10 – Sustagem Kids – Essa criança provavelmente não existe (Brócolis)
Uma das principais atribuições de uma criança é rejeitar qualquer tipo de alimento verde. Alface, rúcula, agrião, espinafre, brócolis e tudo o que mais se pode chamar de salada é algo a ser rejeitado e digno de castigos, beiços, mau humor e choro.
Então como um produto feito para complementar a alimentação com vitaminas e minerais pode mostrar que já que crianças fazem isso, complete a alimentação de outro jeito... mais gostoso.

- Eu quero brócolis – Hoje em dia, qualquer ser vivo que ouça essa palavra tem em mente e imagem de uma criança fazendo birra, mas não por não querer comer, e sim pela mãe não querer comprar brócolis.
Foi um choque para a sociedade, milhares e milhares de mães tiveram um lapso de “eu queria um filho desses” e o sucesso foi realmente grande. Tão grande que o pequeno Rafael Miguel foi chamado para mais uma propaganda do gênero, onde ele pedia para fazer a lição de casa ao invés de brincar, mas não há como superar o amor pelos brócolis e com isso esta belezinha aqui ganha o décimo lugar.


9 – Sprite – As coisas como são (Amigo)
Houve um tempo em que propaganda da Sprite era sinal de qualidade, a família se reunia em volta da TV esperando saber qual seria a próxima propaganda que a Sprite iria lançar. Esse tempo passou, mas a série de propagandas “As coisas como são” não saiu mais de nossa mente.

Com a proposta de mostrar as coisas como elas realmente são. As cenas apareciam, com uma musiquinha composta por hilários lalala’s e um narrador tirando sarro e falando todas as verdades que você tem que saber.
Dentre a série que foi lançada em diversos países, a que mais marcou foi a do amigo. Mostrando a real e indescritível amizade entre homem e mulher e como aquele seu amigo, que está sempre por perto, na verdade está apenas querendo “te pegar” como diriam as pessoas mais contemporâneas.
Além da propaganda supracitada, outra falava sobre como o amor te deixa bobo, e ainda outra falava sobre a importância dos presentes em festas de aniversário. Sprite fez uma sequência incrível e criativa de propagandas, mostrando nada além da verdade mais pura.

Atenção: A inexistência da amizade entre homens e mulheres sem nenhum interesse sexual de um dos lados não é a opinião dos membros deste blog. E esta frase não está aqui para continuarmos tentando nos aproveitar de nossas amigas (ou está?).



8 – Tortuguita Gody – Estúpida (Cabeças)
Quem nunca comeu uma tortuguita? O famoso chocolate da arcor em forma de tartaruga ficou famoso não somente pelo seu sabor, ou por ser bonitinho e atrair as crianças, mas muito por causa de sua propaganda.
Propagandas podem ser feitas para popularizar um produto, ou para aumentar as vendas, ou até para simplesmente o povo não esquecer o produto, mas neste caso o nível de popularização do produto deve ter sido menor apenas que o nosso quinto lugar.

Neste comercial recheado de humor negro e chocolate, duas tortuguitas conversam sobre o porquê de suas cabeças não entrarem no casco, como tartarugas comuns. Em meio à conversa o produto se descrever de maneira natural e em meio às tiradas de uma com a outra alguma cabeça de chocolate acaba sendo comida pela companheira.
A palavra “estúpida” foi muito utilizada na época desta propaganda por ser a palavra mais comum no vocabulário das tortuguitas. Comercial da tortuguita, sem estas tartarugas seria como bolo de cenoura sem a cobertura de chocolate, nada mais do que uma decepção. E pela sua indispensabilidade, ele recebe a oitava posição.



7 – Heineken (Closet)
O desejo de todo homem segundo o clichê do mundo é uma boa mulher, futebol e CERVEJA... muita CERVEJA!
Eis que uma mente brilhante percebeu que seria ótimo mostrar o contraste entre os sentimentos femininos e os masculinos:

O que te atrai mais, um closet cheio de roupas e sapatos, ou um cheio de cerveja?
A ideia é incrível e a execução melhor ainda, toda a emoção destes quatro amigos ao abrir o closet do quarto, é indescritível; superando até a emoção causada por um closet lotado sobre um grupo de mulheres. Ao contrário de outros comerciais de cervejas que só se importa em mostrar mulheres gostosas e deixar a cerveja aparecendo de fundo, este traz a verdadeira alma da cerveja para a sociedade, com belo toque de humor, sem dúvidas um grande diferencial dentre as propagandas de produtos semelhantes, e por isso também, ganha nossa sétima posição.



6 – Skol – O jeito mais redondo de economizar (Beto Barbosa)
- Ok, vamos pensar na nossa próxima propaganda, tem que ser algo genial. O que nosso produto lembra as pessoas?
- Diversão? Churrasco? Beto Barbosa?
- Perfeito!
Com certeza não foi assim que decidiram o rumo que o comercial iria tomar, mas não posso nem imaginar de onde vem a criatividade desse povo.

Beto Barbosa, um dos cantores mais bregas de quem alguém conseguiu se lembrar, resolveu virar referência no tema: “Como queimar o filme num churrasco”. Todas as combinações mais esdrúxulas possíveis são combinadas em um único ser e eis que surge, Beto Barbosa para contracenar com ele.
A cena mais brega jamais vista na TV Brasileira, parece na sua frente, para lembrar-lhe que, não importa o quanto você possa queimar o seu filme, com Skol Litrão, tá tudo certo. Nada importa, ela se sobrepõe até ao som de “Adocica”, e olha que isso é difícil.



5 – Sukita – Quem bebe Sukita, não engole qualquer coisa (Tiozinho)
Pode-se dizer que esta propaganda, disseminou para sempre, na mente do brasileiro este produto.
No, nem tão acirrado, mercado de refrigerantes, um em especial teve a chance de investir em propaganda para tornar seu produto conhecido no mercado. Estava tudo certo, coração nas mãos de cada funcionário da empresa e... BOOM!! Ou melhor: “Tio, aperta o 21 pra mim”.

A popularização foi instantânea. A garota diz duas frases, dois “ahams” e conquista o Brasil ao contracenar com o mais do que famoso “Tiozinho da Sukita”.
Cada pessoa que estivesse viva na época pode se lembrar da febre que esta propaganda se tornou. Todos comentavam dela, nas escolas, ruas, bares, cabelereiros, taxis... Não seria exagero dizer que a Coca-Cola convocou uma reunião emergencial quando esta propaganda foi ao ar.
Afinal, “Quem bebe Sukita, não engole qualquer coisa”. E ficam claros os sentidos que a frase toma, tanto no contexto da propaganda quanto para a concorrência.



4 – Sega Saturn – Sega Saturn Shiro (Segata Sanshiro)
Trocadilhos.
E assim se fez nosso quarto colocado. Com uma genialidade digna do povo nipônico, a Sega criou um herói, para anunciar seu novo vídeo-game, o Sega Saturn.
Segata Sanshiro (sátira de Sugata Sanshiro, judoca japonês) aparecia na cena, espancava quem não jogava Sega Saturn, apresentava jogos e salvava explodia pessoas. Tudo no melhor estilo TOTALMENTE BIZARRO!

Foram cerca de 20 propagandas, entre apresentações de jogos e do próprio console, de uma maneira tão bizarra que chegou ao nível de ser perfeita. Pois é. A cada cena, nosso herói se mostrava numa situação mais e mais estranha, chegando ao cúmulo de bater em meninos que iam jogar baseball e utilizando sua frase “Sega Saturn, shiro!” [“Jogue Sega Saturn”].
Ele foi um sucesso no japão, fazendo o videogame perdurar alguns anos, mas as vantagens dos consoles das concorrentes fez a Sega desistir dele em 1998, e rumar para seu sucessor.
Em sua última aparição, Segata Sanshiro se sacrifica para salvar a Sega de um míssil, lançado pela Sony (dona do Playstation, principal concorrente do Sega Saturn). Decretando assim o fim do console.



3 – Bradesco Seguros – Vai que...(Byafra)
A criatividade está em alta. No Brasil, que tem um número razoável de carros sendo roubados todos os dias, o Bradesco quis mostrar que existem duas formas de evitar prejuízos quando seu carro é roubado.
Em sua série de propagandas “Vai que...” foi que surgiu a sacada de gênio e um belo negociador, para convencer o artista a participar de algo assim.

Afinal, a cara de incômodo do bandido é incrível. Ao ouvir os primeiros versos de Byafra, o cantor demonstra que aquilo não o agrada muito, mas ao ver que o cantor continuará cantando. Nem o carro vale tanto sofrimento.
“Voar, voar, subir, subir, ir por onde for...”, sim, é genial. Colocar Byafra para espantar ladrões com sua música, mas daí ao artista se permitir isso, é algo realmente corajoso de se fazer, muitos artistas se ofenderiam por uma proposta dessas, mas não ele. Ele aceitou, fez e gostou do resultado.
Hoje, todos sabem que se eu não tiver um Byafra no meu carro, preciso de um Bradesco Seguro, a propaganda é um sucesso, a repercussão é ótima, e as vendas do Byafra aumentaram, por incrível que pareça.



2 – Nissan – Pense num Nissan (Pôneis Malditos)
Não importa onde você está, como vive ou se vive. É simplesmente impossível não conhecer o mais novo fenômeno da propaganda brasileira.
Os pôneis malditos se tornaram lenda  tão logo apareceram. Com a frase introdutória de: “Você quer uma pick-up com cavalos, ou pôneis?”. Um sujeito irritado com seu carro atolado na lama por falta de potência tem a experiência mais estranha de sua vida.
O capô do carro abre e lá não há um motor potente como o da nova Frontier, com sei lá quantos cavalos. Em seu lugar há um lindo carrossel de pôneis.

Uma bela sacada e principalmente, uma música que gruda na mente, como nenhuma outra propaganda deste TOP poderia fazer, os pôneis se tornaram uma febre imediata, cada ser vivo do meu Brasil teve sua mente impregnada por tal música e nunca mais voltará ao normal.
Perfeito? Eu não diria isso, mas sem dúvida alguma, se você quiser uma caminhonete potente, de hoje em diante, você se lembrará da Nissan.



1 – Ameriquest – Não julgue precipitadamente (gato)
Se existe propaganda genial, com certeza é esta. O que você pensaria se chegasse a sua casa e seu parceiro (a) estivesse com uma mão com uma faca e outra com seu “pet”, e houvesse um líquido vermelho no chão?
Na série de comerciais "Não julgue precipitadamente", esta empresa mostra diversas situações de interpretação duvidosa, e deixa aberta à sua imaginação como aquilo poderia ser explicado.
A empresa que veiculou estes comerciais na TV americana, é uma empresa de hipotecas, que leva consigo a idéia de não julgar ninguém precipitadamente. A série de cerca de dez propagandas é muito divertida e DEVE ser assistida por quem está a fim de ver como o mundo da publicidade pode ser criativo, ou por simples diversão.

Comentários

  1. First!!!
    HAHAHAHAH!!!


    Bem dahora...
    mas achei q faltaram alguns nome comerciais ai... como o comercial do burger king do anderson silva, satirizando a voz fina dele...
    http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=xkKVHR-twaw


    e aquele classico das formiguinhas voando com o Som da Filco... de 96... esse é legal tbm
    http://www.youtube.com/watch?v=dXQyMi66Hus

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  2. Muito obrigado pelo comentários Oh GRANDE Abdalla.
    Este comercial da Philco foi sim levado em consideração, mas acabou eliminado no processo. Já o do BK, é tão recente, mas tão recente que quando eu o vi, já estava no período de verificar os erros do que haviamos escrito.

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  3. A pedido de um amigo do site Finalboss, que não possui conta alguma para postar neste blog, postarei o comentário dele:

    Faltaram duas propagandas de enorme sucesso: a do Guaraná Antarctica, em que toca aquela lendária música que termina com ..adoro pizza com guaranáááááá....
    a segunda propaganda que faltou foi a da Parmalat, a das crianças com os bichinhos. Aquela propaganda inaugurou uma nova era no marketing nacional e foi multipremiada internacionalmente. Por fim, como um bônus, vocês poderiam ter citado as propagandas do Banco Nacional, que tinha o Ayrton Senna como garoto propaganda, em especial uma na época de natal, que tinha um garotinho movendo mundos e fundos para chegar a tempo de um coral na igreja. Essa propaganda foi muito bem recebida e até hoje é lembrada pelos amantes da F1. Posted by: Iori Yagami™.

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  4. Top 10 interessante, mas como todo bom top 10, serve para ser discutido ou, como no meu caso, completamente discordado, rsrs.
    Quando eu vi o do Bradesco em terceiro, eu já achei estranho e na hora eu já entendi que em seguida viria um fake master e veio mesmo o que eu tava pensando. E pra mim deixar o comercial do Twix de fora é bizarro.
    Mas não conhecia esses comerciais da Ameriquest, fui ver e adorei. Só que também é fake, por que ele defendiam a facilidade de crédito, o que acabou destruindo a economia mundial, rsrs.

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  5. Sir Iori Yagami: Admito um erro terrível. Não considerar a propaganda da pizza com guaraná foi absurdo! Vou me punir por isso pelos próximos 15 anos. Embora não tenha certeza se ela entraria no TOP, eu teria que tê-la levado em consideração. A da Parmalat, foi sim vista e levada em consideração, mas acabei por deixando ela de lado num último instante. Pura dificuldade de escolha, é uma ótima propaganda.

    A do Senna, eu não me recordo, olhei agora no Youtube várias do banco nacional, mas não achei. Caso alguém encontre, por favor, adoraria ver.

    SupremoKing: Ja esperava a crítica comumente pelo simples fato da sua escolha nao ficar em primeiro. Não adianta, os poneis ganham pontos de popularidade, em uma disputa que considero no máximo empatada, tendendo aos malditos.

    Quanto ao Ameriquest, são as propagandas mais geniais que já vi, como pode ver também. E meu julgamento vai apenas à propaganda e não ao negócio da empresa, claro.

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  6. Sir Overhaft: Me difamando como sempre, pelo simples fato de eu ter discordado do seu top 10, como sempre. Mas dessa vez, você interpretou erradamente o que eu disse. O comercial do Itaú não devia ter ficado em primeiro. Não devia nem ter entrado. Assim sendo, o dos poneis, que é pior que a do Itau Seguros, não tinha como ficar em segundo MESMO! Mas, a grande maioria dos escolhidos nem deviam estar no top, logo eu não criticarei nenhuma escolha, já que o top é um erro.

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  7. Supremo, supremo... como sempre criticando sem dar um motivo claro para a crítica. Diga-me, o que entraria no TOP então, no lugar do que (na sua opinião) nao entraria? Ah... e sempre bom lembrar que não há nenhuma propaganda do Itaú seguros no TOP.

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